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O CRM no contexto da Ciência do Consumo
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Este livro faz parte da Coleção Varejo em Foco que reúne temas centrais para um varejo de vanguarda. Ela traz oito livros escritos por especialistas renomados em suas respectivas áreas. Você pode adquirir a coleção em nosso site.

Livro propõe novos pontos de vista aos varejistas, quanto a gestão de clientes, quanto a busca pela personalização e pelos resultados efetivos e consistentes

Há algumas décadas, o desenvolvimento tecnológico trouxe diversas ferramentas para auxiliar, facilitar e agilizar o dia a dia das empresas, em especial o varejo. Uma dessas ferramentas, o Customer Relationship Management – CRM, ou melhor o Gerenciamento do Relacionamento com o Consumidor, teve a adesão de grande parte dos varejistas. Um avanço para conhecer e entender o seu público, mas ainda hoje muitos não extraem os resultados esperados a partir da ferramenta ou não acompanham a acelerada mudança de comportamento dos clientes, principalmente porque estes buscam cada vez mais a personalização.

O que falta? Por que isso ocorre? Para dar uma nova visão à gestão de clientes, o livro de Fernando Gibotti aprofunda o conhecimento não somente sobre os clientes, mas sobre como são utilizadas as ferramentas de gerenciamento, e como a integração de ambos pode trazer resultados além dos esperados.

Segundo o especialista em Inovação Edmar Bulla, que assina o prefácio da obra, aplicar ciência ao varejo é questão e sobrevivência dos negócios, porque superada a capacidade de armazenar e processar dados o desafio é extrair propostas únicas de valor para o cliente.