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Meu cliente não voltou e agora?
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Meu cliente não voltou, e agora?

A complexa relação entre indústria-varejo e consumidores é abordada de forma inovadora no livro da especialista em estratégias de consumo, Fátima Merlin.

E uma nova visão de marketing se dissemina nos negócios. Trata-se das estratégias de Shopper Marketing. O modelo de negócio é eficaz, possível de ser aplicado por empresas de todos os portes. Por isso, o livro traz uma leitura dinâmica, o leitor interage fazendo testes e comparações com as práticas de seu dia a dia. Além da parte teórica, o livro é rico em casos reais, com depoimentos e pontos de vista de especialistas no assunto e principalmente de empresários do varejo de Norte a Sul. Eles também compartilham algumas de suas experiências bem-sucedidas ou não, relacionadas ao tema.

Sobre a autora

Fátima Merlin é Master business em Marketing pela FIA, economista, empresária, sócia-fundadora da Connect Shopper, especialista no comportamento do consumidor & Shopper e gerenciamento por categoria, atua há mais de 25 anos nestas áreas. Consultora de varejo, gerenciamento por categoria e shopper marketing, é vice-presidente de marketing da Abmapro, professora das áreas de Varejo, Pesquisa de Marketing e Comportamento do Consumidor.

É coordenadora do Comitê de Gerenciamento por Categoria Brasil e Ceará do ECR Brasil. Foi Diretora de Varejo e Shopper Insights da Kantar WorldPanel (antiga LatinPanel) e  gerente de Economia e Pesquisa da Abras – Associação Brasileira de Supermercados. Desenvolveu estudos e projetos nacionais e internacionais para os mais variados setores e empresas de varejo e indústrias como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Coop, Walmart, Zona Zul, Enxuto, Abmapro, Anamaco, Quimica Amparo, Flora, Nestlé, Amend, Rofe, entre outros. É articulista em diversas revistas especializadas em varejo e consumo, palestrante em eventos empresariais e instituições de renome e é autora do livro “Shoppercracia”.